Ventilação Mecânica em Pacientes com COVID-19

REPLAY DISPONÍVEL SOMENTE ATÉ SEXTA-FEIRA!

CONHEÇA O VENTILAÇÃO MECÂNICA DESCOMPLICADA 2.0 ABAIXO:

A pandemia deixou claro que não há mais espaço para profissionais inseguros com o suporte ventilatório para pacientes graves na terapia intensiva.

Por isso, a Fisiointensiva desenvolveu o VM Descomplicada 2.0o mais completo programa de ventilação mecânica do Brasil para intensivistas — sejam fisioterapeutas, enfermeiros, médicos ou estudantes destas áreas!

O VM Descomplicada 2.0 tem 3 módulos com mais de 30 aulas direto ao ponto, com conhecimento sobre ventilação mecânica que você colocará em prática imediatamente à beira-leito com assertividade e segurança! 

Ao concluir as aulas, você terá um Certificado de 110 horas-aula que pode ser validado em nosso sistema por bancas de concursos, hospitais ou instituições de ensino.

Conheça abaixo o Programa e veja o valor que ele trará para sua atuação com o suporte ventilatório na terapia intensiva:

Aula 1: Processos de Trabalho durante a Intubação Orotraqueal

Aprenda sobre os processos de trabalho do enfermeiro e da equipe multiprofissional durante a intubação orotraqueal, bem como quais dispositivos, medicamentos e procedimentos devem ser usados nestes casos.

Aula 2: Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica: Medidas Preventivas

Saiba todas as medidas preventivas necessárias para diminuição da incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica, visando uma assistência de melhor qualidade e com diminuição dos riscos para nossos pacientes.

Aula 3: Cuidados de Enfermagem na Posição Prona

Saiba quais são os cuidados que devem ser adotados na posição prona e que são fundamentais para obter os resultados que buscamos com uso da terapia e para evitar lesões de pele.

Aula 4: Correlacionando Balanço Hídrico e Congestão Pulmonar

Conheça a importância do controle do balanço hídrico e sua correlação com o pulmão e saiba como analisar um exame de imagem que demonstre congestão, além de entender como o enfermeiro controla a ingestão e perda líquida nos pacientes.

Aula 5: Lesão por Pressão Associada a Dispositivo Médico: Cânula Orotraqueal

Saiba quais são os estágios da lesão de pele e os motivos pelos quais elas ocorrem em decorrência do posicionamento do tubo orotraqueal.

Aula 6: Sedação e Analgesia no Paciente em Ventilação Mecânica

Saiba como usar as principais escalas de avaliação da sedação e como diferenciar a sedação da analgesia nos pacientes em ventilação mecânica.

Aula 7: Manejo da Dor no Paciente Sedado

Conheça os fatores que podem desencadear a dor em pacientes em uso de ventilação mecânica e como avaliar a dor e o uso dos medicamentos para manejo e tratamento da mesma, além das alternativas de tratamentos não farmacológicos.

Aula 8: Avaliação do Delirium no Paciente em Ventilação Mecânica

Conheça os fatores que podem desencadear o delirium na UTI e como devemos diagnosticar, prevenir e tratar essa enfermidade que pode aumentar o tempo de ventilação mecânica e de mortalidade.

Aula 9: Correlacionando Drogas Vasoativas e Ventilação Mecânica

Nesta aula vamos correlacionar o uso das principais drogas vasoativas utilizadas em pacientes graves e seus efeitos.

Aula 10: Drogas Vasoativas e Recrutamento Alveolar

Nesta aula vamos correlacionar a necessidade do uso de drogas vasoativas em pacientes que são submetidos a recrutamento alveolar e seus efeitos esperados.

Aula 11: Dispositivos Invasivos no Paciente Grave

Nesta aula falaremos sobre todos os dispositivos invasivos que os pacientes podem utilizar dentro da UTI, como acessos centrais, acessos para dialise, marcapasso, pressão intracraniana e outros.

Aula 12: Pressão Arterial Invasiva (PAI)

Nesta aula vamos discutir as indicações e contra indicações deste dispositivo, assim como as possíveis complicações e sítios de punção.

Aula 13: Pressão Venosa Central (PVC)

Entenda o que é PVC, suas indicações, complicações, sítio de punção, valores de referência e a importância do RX pós passagem de cateter.

Aula 14: Monitorização Hemodinâmica Avançada: Correlação entre Parâmetros Hemodinâmicos, VM e Volemia

Saiba quais são as principais medidas invasivas que podemos utilizar para a realização da  monitorização mais acurada dos pacientes críticos para termos decisões mais assertivas à beira do leito.

Aula 15: Pressão intracraniana (PIC)

Saiba quais são as formas de monitorização, valores, leis de Monroe Kellie, além dos sinais e sintomas do aumento da pressão intracraniana e o seu tratamento.

Aula 1: Introdução e Fundamentos da Ventilação Mecânica Invasiva

Domine os fundamentos básicos da ventilação mecânica e que são a base de todo o conhecimento no tema, como indicações da VM, volumes e capacidades pulmonares, equação do movimento dos gases, entre outros.

Aula 2: Funcionamento dos Ventiladores

Entenda como é o processo de oferta de pressão positiva para os pacientes e seus efeitos.

Aula 3: Cuidados na Ventilação Mecânica

Entenda o cuidado da umidificação das vias aéreas em ventilação mecânica e sua influência na viscosidade do muco.

Aula 4: Conceitos em Ventilação Mecânica

Compreenda os conceitos de pressão, volume, fluxo e avaliação das curvas básicas em ventilação mecânica.

Aula 5: Parâmetros Ventilatórios

Domine os 4 ciclos ventilatórios e os parâmetros de cada ciclo, incluindo parâmetros de disparos e suas variáveis, parâmetros para fase inspiratória, ciclagem e fase expiratória, além de aprender os conceitos de janela de tempo e constante de tempo.

Aula 6: Modos Ventilatórios

Aprenda os conceitos básicos dos parâmetros ventilatórios que podemos utilizar no dia a dia e todas as modalidades básicas que temos disponíveis para uso na maioria dos ventiladores mecânicos.

Aula 1: Insuficiência Respiratória Pulmonar Aguda

Compreenda os tipos de insuficiência respiratória pulmonar aguda, assim como os motivos pelos quais os pacientes podem desenvolver esse quadro e como realizar o diagnóstico correto de cada tipo. Com esta aula, você terá melhores subsídios para a escolha do tratamento mais adequado para cada caso de insuficiência respiratória pulmonar aguda.

Aula 2: Ventilação Mecânica Não Invasiva

Entenda os conceitos de ventilação mecânica não invasiva, suas interfaces para uso e as indicações e contraindicações com base no melhor da evidência científica. Esta aula que abordará as indicações em diversas doenças que atendemos diariamente. 

Aula 3: Pressão Positiva e Impactos Hemodinâmicos em Nossos Pacientes

Entenda a aplicabilidade da fisiologia associada aos efeitos da pressão positiva e saiba como estes conceitos são importantes para que você possa realizar os ajustes necessários na ventilação mecânica, contribuindo para que seus pacientes tenham seus benefícios, reduzindo as chances de indicação da redução do débito cardíaco, hiperdistensão pulmonar, cor pulmonale agudo, entre outros problemas típicos de uma assistência ventilatória não satisfatória.

Aula 4: Assincronia Paciente-Ventilador

Entenda todas as possíveis assincronias ventilatórias que podemos encontrar em cada uma das fases do ciclo ventilatório. Assincronias ventilatórias estão relacionadas a lesões excêntricas no diafragma, ao aumento do tempo de permanência na ventilação mecânica e a maiores riscos de mortalidade, por isso é de extrema importância aprender dominar os conceitos e todas as possíveis análises de assincronias paciente-ventilador.

Aula 5: Ventilação Mecânica em Pacientes com Doenças Intersticiais

Compreenda as definições de doença intersticial, sua evolução natural ou em momentos de exacerbações por pneumonias e saiba quando é necessário fazer uso do suporte ventilatório não invasivo ou invasivo, bem como a manusear a ventilação mecânica frente à esses pacientes quando o suporte invasivo for indicado.

Aula 6: Ventilação Mecânica no Paciente DPOC

Compreendas as doenças pulmonares obstrutivas crônicas, suas variáveis e alterações fisiopatológicas que podem levar a exacerbações e saiba como a ventilação mecânica pode auxiliar nestes casos compreendendo os conceitos de auto peep, mecânica pulmonar, quando temos o melhor momento para sedação e despertar do paciente. Além das variáveis relacionadas com os parâmetros ventilatórios a serem escolhidos.

Aula 7: Ventilação Mecânica no Paciente Asmático

Entenda a fisiopatologia da exacerbação da asma e como você pode manipular a ventilação mecânica a favor deste tipo de paciente. Uma doença comum e que pode levar a óbito rapidamente se não tomadas as adequadas decisões, como uma intubação sem intercorrências utilizando das melhores formas medicamentosas, associada a uma ventilação mecânica protetora e com monitorização rigorosa da resistência das vias aéreas.

Aula 8: Ventilação Mecânica no Paciente com ARDS

A ARDS é uma doença que leva à lesão pulmonar aguda alterando a oxigenação dos pacientes, levando à necessidade do suporte ventilatório invasivo que pode ser benéfico ou não a depender da forma que o profissional irá conduzi-la. A estratégia protetora faz toda a diferença e é importante dominar a fisiopatologia e os conceitos das estratégias. Nesta aula, você entenderá a ARDS e quais são as evidências atuais, passando pelas estratégias utilizadas e recrutamento alveolar com cálculo de peep.

Aula 9: Posição Prona

O uso da posição prona ganhou destaque como uma técnica de redução de mortalidade em pacientes com ARDS. O seu uso melhora a oxigenação e a mecânica pulmonar, reduzindo o stress strain e diminuindo as chances de mortalidade, sendo a primeira escolha em pacientes com ARDS que tenham condições para tal. Nesta aula, você aprenderá como fazer uso da posição prona em seus pacientes adequadamente.

Aula 10: Driving Pressure e Mechanical Power

As duas variáveis que tem ganhado muito destaque no meio científico que podem auxiliar na redução da mortalidade, portanto nessa aula vamos navegar desde os conceitos, até a sua aplicabilidade clínica na beira do leito. Nesta aula, vamos detalhar o driving pressure e todas as variáveis que fazem parte do mechanical power, levando para você uma forma mais fácil e prática de entender sobre o assunto e aplicar em sua rotina dentro do hospital.

Aula 11: Cuidados da Enfermagem com o Paciente em Ventilação Mecânica Invasiva

Nesta aula, você entenderá quais são os cuidados da enfermagem na VMI, que passam pelos cuidados com as bombas de infusão, acessos, dispositivos invasivos com o tubo endotraqueal e da fixação, controle da pressão de cuff de forma rotineira e durante o banho da enfermagem. Destacaremos destacar a importância da avaliação criteriosa antes, durante e após o banho, assim como as mudanças de decúbito, aspirações de vias aéreas artificiais com sistema aberto e fechado, além dos cuidados da enfermagem na posição prona.

SERÁ QUE VALE A PENA?

Veja depoimentos de intensivistas que já fizeram o Programa VM Descomplicada 2.0:

BÔNUS exclusivos

Conheça os bônus especiais que preparamos exclusivamente para o Programa VM Descomplicada 2.0:

Bônus 1: Grupo no Telegram

Tire suas dúvidas com o Prof. Fernando Batista, discuta seus casos clínicos e amplie sua rede de relacionamentos com colegas de todo o Brasil!

Bônus 3: Especial COVID-19

Tenha acesso a um vasto conhecimento sobre a fisiopatologia e a ventilação mecânica especial para este grupo de pacientes.

Bônus 5: Artigos Científicos Selecionados

Uma série de artigos selecionados por nossos professores sobre assuntos relacionados às aulas que você assistirá.

Bônus 2: Materiais das Aulas

Para facilitar seu estudo, você terá acesso aos materiais em PDF das aulas, que podem salvos ou impressos e consultados a qualquer momento.

Bônus 4: Especial Cuidados Paliativos

Saiba como pautar a abordagem frente aos pacientes em cuidados paliativos da avaliação até o tratamento, promovendo ortotanásia e reduzindo a distanásia.

Bônus 6: Replay Jornada da Ventilação Mecânica

Tenha acesso à gravação de todas as aulas dos eventos Jornada da Ventilação Mecânica, produzidos pela Fisiointensiva. 

MAIS DEPOIMENTOS

Veja mais depoimentos de intensivistas que já fizeram o Programa VM Descomplicada 2.0:

CONHEÇA SEUS PROFESSORES

Fernando Batista
Professor Fernando Acácio Batista | Fisioterapeuta - CREFITO 3/100192-F

Gestor do Hospital Sancta Maggiore. Especialista em Fisioterapia Respiratória pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva adulto pelo Hospital das Clínicas de São Paulo. Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva - ASSOBRAFIR / COFFITO. Mestre em Terapia Intensiva pelo IBRATI. Estudioso sobre o Tema Ventilação Mecânica.

Joandra
Professora Joandra Marques | Enfermeira - COREN-SP 467196

Intensivista pelo Programa de Residência em Terapia Intensiva do Hospital Israelita Albert Einstein. Enfermeira Assistencial na UTI Cirúrgica do Instituto do Coração HCFMUSP. Professora da Editora Brasileiro e Passos.

Felipe Campos
Professor Felipe Campos Ferreira | Fisioterapeuta - CREFITO 3/15854-F

Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva - ASSOBRAFIR/COFFITO. Aprimorado em Fisioterapia Respiratória - SCMP MG. Fisioterapeuta Coordenador do Hospital Estadual de Bebedouro - SP/Hospital de Amor e da Santa Casa de Barretos / Hospital de Amor - SP. Coordenador do curso de pós-graduação em Fisioterapia Hospitalar FACISB Barretos - SP.

MAIS DEPOIMENTOS

Veja mais depoimentos de intensivistas que já fizeram o Programa VM Descomplicada 2.0:

POR QUE ESTE É O SEU MELHOR INVESTIMENTO?

Com o VM Descomplicada 2.0, você terá o melhor e mais completo programa de ventilação mecânica do Brasil e também:

Expandirá seu conhecimento sobre ventilação mecânica com base em evidências científicas
Terá melhores resultados frente aos seus pacientes, proporcionando mais segurança à beira-leito
 Se tornará uma referência no assunto ventilação mecânica dentro de sua instituição e em seu círculo profissional
Terá capacidade de argumentação nas discussões multiprofissionais e tomadas de decisões
Minimizará chances de erros e riscos em sua prática à beira-leito com o ventilador mecânico
Ampliará sua rede de relacionamentos profissionais e institucionais com networking de qualidade
Terá segurança e tranquilidade em decisões de alta complexidade, com resolutividade rápida e eficiente
Terá o reconhecimento de sua equipe multiprofissional frente ao trabalho desenvolvido
Ampliará seu acesso a novas e melhores propostas de trabalho e oportunidades profissionais 

MAIS DEPOIMENTOS

Veja mais depoimentos de intensivistas que já fizeram o Programa VM Descomplicada 2.0:

QUAL É O INVESTIMENTO?

O preço cheio do Programa VM Descomplicada 2.0 (sem incluir os bônus citados nesta página) é de R$997,00.

Porém, somente até SEXTA-FEIRA você poderá ter acesso ao Programa VM Descomplicada 2.0 e a todos os seus bônus por apenas R$397,00 que ainda podem ser parcelados em até 12 vezes no cartão de crédito!

Para se inscrever e garantir este preço promocional com 60% de desconto, clique no botão abaixo e conclua sua inscrição agora com toda a segurança e comodidade!

TESTE POR 7 dIAS SEM RISCOS!

Você tem garantia: a Fisiointensiva devolverá 100% do seu investimento caso você fique insatisfeito com o Programa VM Descomplicada 2.0 nos primeiros sete dias. 

Assim, você poderá testar o mais completo programa de ventilação mecânica para intensivistas do Brasil sem nenhum risco para o seu investimento!

MAIS DEPOIMENTOS

Veja mais depoimentos de intensivistas que já fizeram o Programa VM Descomplicada 2.0:

RECAPITULANDO...

Ao adquirir o Programa VM Descomplicada 2.0, você terá acesso ilimitado por um ano inteiro a:

© 2021 Fisiointensiva. Todos os Direitos Reservados.

Qualifica Mais Gestão, Treinamento e Serviços Ltda. | CNPJ 23.350.103/0001-87